quinta-feira, 27 de maio de 2010

XX


XX são uma banda do sudoeste de Londres, Inglaterra. Formados em 2005 por Romy Madley Croft (vocais e guitarra) Oliver Sim (vocais e baixo), Jamie Smith (beats e produção) e Baria Qureshi teclado.

Em 11 de Novembro de 2009, foi confirmado que a teclista Baria Qureshi deixou a banda, evocando algum cansaço. Os XX continuaram então como trio.

E foi esse trio que cerca das 22:40H do dia 25 de Maio de 2010 subiu ao palco da Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, que se encontrava completamente cheia.
Foi um concerto para reter na memória (obrigado Leo!).

Uma palavra para a banda que abriu as hostes, os portugueses Long Way To Alaska. A eles coube a tarefa, nada fácil, de “entreter” os milhares que esperavam pelos XX.

O primeiro tema foi precisamente o tema de abertura do disco de estreia homónimo: "Intro", e que contou com a projecção das suas sombras numa enorme tela branca e opaca disposta na parte da frente do palco, num exercício visual com um efeito algo interessante.
Depois foi o desfilar do álbum homónimo, que foi considerado por muitos, como o melhor álbum de 2009, com vários pontos altos, dos quais destaco o tema "Infinity" que surgiu tocado em palco em versão longa.

Só com um encore (o que me pareceu pouco!) e já perto da meia-noite deram por terminado o concerto.

Quem não teve oportunidade de os ver (os bilhetes esgotaram no inicio do ano e em poucas horas) tem agora nova hipótese no dia 08 de Julho de 2010, no Optimus Alive.

Texto e Fotos: A. Caeiro 
Arranjo gráfico: A. Leonardo
Video: retirado do Youtube





4 comentários:

(H)Olga disse...

Gosto imenso das fotografias.

Aqui está a prova que não é necessário um grande aparato, no palco, para criar um ambiente porreiro. A ideia das sombras é muito engraçada. Lembrei-me logo dos Mão Morta quando deram um concerto nesse mesmo local em 2005...

António Caeiro disse...

Pois é. Simples qb

(H)Olga disse...

Só hoje é que entendi que as duas imagens repetidas, no início do post, eram a tua fotografia sobreposta.

Cheguei a pensar que fossem envelopes, oficiais dos XX, onde eram guardados os bilhetes do concerto :/

Sou conhecida por ter uma imaginação distorcida eheh

António Caeiro disse...

:)