quarta-feira, 13 de maio de 2009

OUT.FEST.Barreiro



6º OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro

Duas semanas de músicas de vanguarda, cinema e outras artes multimédia, com destaque para as estreias nacionais do compositor norte-americano WILLIAM BASINSKI e dos lendários britânicos WHITEHOUSE.

Já a caminho da sua 6ª edição, a grande festa da música invulgar e de vanguarda acontece este ano entre os dias 15 e 29 de Maio e, como habitualmente, as actividades decorrem em diferentes salas da cidade do Barreiro.
O epicentro da festa será o fim de semana de dias 22 e 23 no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC) e na colectividade SDUB "Os Franceses" respectivamente, com concertos de William Basinski, Whitehouse, Spectrum, Sei Miguel, Gala Drop, Loosers, Ducktails entre muitos outros, naquele que promete ser o melhor e mais completo cartaz da história do festival.

O destaque vai para a estreia nacional de dois nomes históricos: o compositor norte-americano William Basinski, explorador de misteriosas pontes que parecem ligar tempo e memória; e os polémicos Whitehouse, precursores do noise enquanto género musical, e líderes no campeonato da demolição dos sentidos e colapso de altifalantes. Também única será a oportunidade de testemunhar a recriação de temas dos Spacemen 3 pela mão de Sonic Boom e dos seus Spectrum.

Paralelamente, e pela primeira vez no festival, estará aberto em permanência um espaço multidisciplinar na Escola de Jazz do Barreiro com exposições, instalações, concertos e performances, com destaque para os artistas plásticos Ana Baliza e Edmund Cook, numa composição para rádio e ocorrências visuais dedicada a John Cage.

Na secção de cinema, as sessões dividem-se entre o CineClube do Barreiro e o AMAC onde estará também instalada a estrutura CineCubo, com uma selecção de curtas-metragens programada pelo FIKE – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora. Serão exibidos documentários sobre artistas como Patti Smith ou Sonic Youth, mas o destaque irá inevitavelmente para Musical Brotherhoods from the Trans-Saharan Highway, documentário sobre as irmandades de músicos de rua das cidades de Marrakesh e Essaouira, com a chancela da editora Sublime Frequencies, bem como para a exibição de Derek Bailey: Playing for friends on 5th street, ocasião para uma homenagem póstuma a uma das figuras maiores da história da música improvisada.

A salientar, por fim, o regresso da instalação interactiva Ouvido Raro, um conceito exclusivo do Out.Fest, na qual o público tem a possibilidade de misturar, em tempo real, peças de diferentes autores e durações, que se repetem indefinidamente, permitindo um número virtualmente infinito de diferentes combinações e composições. Este ano o Ouvido Raro estará online, no site do festival, entre o dia 1 e 31 de Maio, disponível para os aspirantes a compositores e meros curiosos de todo o mundo.

O festival é uma organização da OUT.RA – Associação Cultural, com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro.

A programação completa e toda a informação relativa ao festival estão em http://www.outfest.pt.vu/


Contactos Out.Fest 2009

Direcção:
Rui Pedro Dâmaso
934462644
info.outfest@gmail.com

Gabinete de Comunicação:
Bruno Silva
962372878

press.outfest@gmail.com

Sem comentários: