ANDREI RUBLIOV (ANDREI RUBLEV)
ANDREI TARKOVSKY * URSS / 1966

We see a man who appears, but not the man who was expected, a man who is here by mistake - so there is a missing man, but it's not that one; but before disappearing quickly from the diegesis, he says one thing, that words betray thought, that images and sensations are much more powerful.
Olivier Assayas
O que leva Andrei Rublev a pintar a célebre "Trindade", que sintetiza os ideais de fraternidade, de amor e de serena santidade? Da mesma forma que o monge do século XV, Andrei Tarkovski se lança na tortuosa busca espiritual pela verdade: trata-se de conhecer o mundo a ponto de descobrir-lhe a beleza oculta, cuja revelação através da complexidade da criação artística é o momento único e extraordinário que justifica toda a existência e, por conseguinte, a vida.
Andrei Rublev não possui caráter histórico ou biográfico. Dividido em episódios, dos quais nem sempre o monge-pintor participa, o filme abdica da ordem cronológica clássica para se moldar às intenções subjetivas do cineasta de analisar e de compreender a natureza poética de seu personagem. Como o escultor que, do bloco de mármore, retira o excesso até chegar à obra, Tarkovski esculpe o tempo, centrando-se apenas nos acontecimentos fundamentais da vida de Rublev que possam expressar as relações entre o mundo e a arte, entre a exterioridade e a interioridade, bem como as dúvidas e os tormentos do criador na sua procura pelo conhecimento e pela verdade.
Paulo Ricardo de Almeida / CONTRACAMPO
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