quinta-feira, 20 de novembro de 2008

[Memórias] Song to the Siren

Versão dos This Mortal Coil




Original de Tim Buckley




Os This Mortal Coil, foram um projecto criado por um dos fundadores da editora 4AD, Watts-Russell, e pelo produtor John Fryer, em que os músicos alternavam em cada álbum.

O primeiro trabalho da banda foi um EP de 1983, Sixteen Days/Gathering Dust, em que participaram Elizabeth Fraser, dos Cocteau Twins, e Gordon Sharp, dos Cindytalk.
O EP continha uma versão do tema Song to the Siren, de Tim Buckley.

O primeiro álbum, It'll End in Tears, é lançado no ano seguinte, com as participações, para além de Lisa Gerrard e Gordon Sharp, de Robin Guthrie e Simon Raymonde dos Cocteau Twins, Steven e Martyn Young dos Colourbox, Brendan Perry dos Dead Can Dance, Mark Cox dos Wolfgang Press, Robbie Grey dos Modern English e Howard Devoto dos Buzzcocks e Magazine.

O álbum seguinte, um duplo álbum, Filigree & Shadow, de 1986, é um trabalho parcialmente instrumental, que inclui versões de temas de Van Morrison, Talking Heads, Tim Buckley, entre outros, para além de originais.
De entre os músicos participantes, destaque-se Simon Raymonde, dos Cocteau Twins, Martin McCarick (violino e produção), e Dominic Appleton, dos Breathless, Deirdre e Louise Rutkowski, e Alison Limerick, nas vozes.

O álbum final, Blood, é um trabalho idêntico ao anterior, em que parte dos temas são instrumentais, mas diferencia-se dos anteriores, sendo menos melancólico e conceitual. Para as vozes foram convidados Caroline Crawley, dos Shelleyan Orphan, Kim Deal e Tanya Donelly, dos Breeders, e Heidi Berry. Neste último trabalho, para além de temas originais, são incluídas versões de Chris Bell, Rain Parade, Spirit, Syd Barrett e Rodney Crowell.

2 comentários:

bitsounds disse...

uma das melhores canções de sempre, brilhantemente interpretada pelos TMC

António Caeiro disse...

Sem duvida.